Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 01:

Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Río de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

(A)  legado social.
(B)  patrimonio político.
(C)  produto da moralidade.
(D)  conquista da humanidade.
(E)   ilusão da contemporaneidade. 

Solução

É necessário para a resolução desta questão saber que a Industria Cultural é o termo usado para designar um modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. Para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é preciso fazer um filme que agrade o maior número de pessoas. Dessa forma, criam-se alguns padrões, como o vilão e o mocinho, as histórias de amor, os finais felizes. No fundo, toda a produção artística fica padronizada e não há espaço para o novo.
No trecho final do texto analisamos o seguinte:
"revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.", define claramente então a ilusão que existe das novidades que sempre são as mesmas coisas, já que tudo era preconcebido para beneficiar à industria. Então existe sim uma ilusão de contemporaneidade, que quer dizer ilusão de ter algo novo quando realmente não é assim.

Então a resposta mais exata para esta questão é:
(E)   ilusão da contemporaneidade. 
Quem tiver interesse em ler mais deste tema, deixo este link
Axact

Miguel Santisteban

Peruano, Engenheiro Agrícola, amando o Brasil e a educação à 7 anos.

Post A Comment:

0 comments: