maio 2016
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas
Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias



Questão 6:
Uma dimensão de flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.
           KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.) Políticas públicas e trabalho? textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasilia: MTE, 2006 (adaptado).
  
A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o

A. prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração.
B. aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho.
C. privilegio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos.
D. crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada.
E. declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos.


Solução: É claro que o texto mostrado anteriormente indica um "prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração"; pois o empregado acaba trabalhando um tempo extra quando a empresa liga para o celular ou pager ficando a disposição da empresa depois do horário habitual de trabalho.
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas


Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 5:
A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato a agricultura esta cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina "questão ambiental". Essas relações, às vezes de dependência, as vezes de conflito, são as que determinam uma chamada ampla de mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.
       GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F.; SIMICH, T. (Org.) Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.
No texto, faz-se referencia a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva a seguinte transformação na atividade agrícola: 

A. Ampliação de políticas de financiamento voltadas para a produção de transgênicos.
B. Modernização do modo de produção focado na alta produtividade da terra.
C. Expansão do agronegócio relacionado ao mercado consumidor externo.
D. Promoção de práticas destinadas à conservação de recursos naturais.
E. Inserção de modelos orientados ao uso intensivo de agroquímicos.


Solução: O "modelo intensivo de produção" é um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo dos meios de produção e na qual se produzem grandes quantidades de um único tipo de fruta ou hortícola, requerendo este modelo grande uso de combustíveis e insumos, e pode acarretar alto impacto ambiental, pois não é utilizada a rotação de terra, não permitindo que se regenerem as terras quanto aos seus nutrientes naturais. Sendo assim é claro que o que se quer é conservar o recurso natural terra.     
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas


Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 4:

TEXTO I
     Os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.
Disponível em: www.repository.utl.pt. Acesso em: 29 jul. 2012.
  
TEXTO II
       As imagens representam as geleiras da Groenlândia, que sofreram e sofrem impactos, resultantes do(a)

A. ilha de calor.
B. chuva ácida.
C. erosão eólica.
D. inversão térmica.
E. aquecimento global.


Solução: A opção "E. aquecimento global" seria a resposta mais exata já que o aquecimento global é um processo de aumento de temperatura dos oceanos e da atmosfera da terra causados por maciças emissões de gases que intensificam o efeito estufa, o qual compromete a qualidade de vida, tudo isso originado de uma serie de atividades humanas. 
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas


Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 3:
A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascenção social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.
CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
  
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que

A. essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
B. esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
C. essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
D. esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
E. essa dinâmica politica depende da participação ativa de todas as etnias.


Solução: É claro que o argumento tem um interesse de camuflar a existente exclusão em relação aos afrodescendentes, já que tudo esse argumento de que "a população negra procurou enfrentar a ascenção social frequentemente por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval" é um mito.
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas


Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 2:
Em 1943, Getúlio Vargas criou um Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os médios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.  
CAPELATO, M.H. Propaganda politica e controle dos meios de comunicação, Rio de Janeiro: FGV, 1999.

No contexto citado, a transferência de funções entre os ministérios teve como finalidade o(a)

A. desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.
B. controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação politica e ideológica.
C. subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.
D. ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.
E. demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.


Solução: É claro que no contexto existe um "controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação politica e ideológica" já que menciona aquela inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda Alemão, a qual tinha a ideologia de tomar controle total da imprensa, literatura, artes, visuais, filme, teatro e música na Alemanha Nazi.  
Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas

Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias

Questão 1:
Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas.
Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.
CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho, Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
  
Nas últimas décadas do século XIX, o império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a

A. ascensão dos "homens bons".
B. restrição dos direitos políticos.
C. superação dos currais eleitorais.
D. afirmação do eleitorado monarquista.
E. ampliação da representação popular.


Solução: É claro que no texto mostrado anteriormente existe restrição dos direitos políticos pois o povo que estava conseguindo realizar o voto era só o povo que sabia ler e escrever, pois como se sabe, nessa época a grande maioria no Brasil não sabia ler nem escrever. Deixando então 80% da população masculina ficou excluída do direito de voto, já que as mulheres não eram consideradas como votantes.