Questões da Enem Revisadas, resolvidas e comentadas aquí Nas Provas
Tema: Ciências Humanas e suas tecnologias
Uma dimensão de flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.
KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.) Políticas públicas e trabalho? textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasilia: MTE, 2006 (adaptado).
A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o
A. prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração.
B. aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho.
C. privilegio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos.
D. crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada.
E. declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos.
Solução: É claro que o texto mostrado anteriormente indica um "prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração"; pois o empregado acaba trabalhando um tempo extra quando a empresa liga para o celular ou pager ficando a disposição da empresa depois do horário habitual de trabalho.